DÚVIDAS NA GRAVIDEZ: O QUE É PERMITIDO OU NÃO


O que Não Pode

 Fazer Tatuagem | Na Gravidez
Fazer tatuagem durante a gravidez é um risco, uma vez que o organismo da gestante está em um grau de funcionamento diferente, de modo que as células de pigmentação da pele podem não atuar como o habitual, prejudicando o processo de cicatrização. Além disso corre-se o risco de infecção se a tatuagem for feita de maneira inadequada, o que pode prejudicar o bebê, além da mãe, é claro.

Comer carne mal passada | Na Gravidez

O risco de contaminação aumenta se a carne é mal passada, que pode transmitir doenças para a gestante e o bebê. O risco é o mesmo para outros alimentos quando ingeridos crus como ovos, e leites não pasteurizados.

Doar Sangue | Na Gravidez

As gestantes e lactantes não podem doar sangue. Isso porque o estoque de ferro no organismo é prejudicado trazendo riscos de anemia para o feto

Ingerir Álcool | Na Gravidez

A ingestão de qualquer bebida alcoólica na gravide pode trazer grandes riscos de saúde ao feto. A SAF (Síndrome alcoólica fetal) pode causar deficiência mental ao futuro bebê. De 2 a 4 doses por de álcool já são suficientes para causar esse mal.

O que Pode


Relações Sexuais | Na Gravidez

É liberado a gestante manter relações sexuais na gravidez, a não ser que o médico oriente o contrário. Trabalho de parto prematuro, risco de aborto e placenta baixa, são algumas das complicações que podem comprometer a vida sexual da gestante. Por isso é importante ter o acompanhamento médico sempre.

Tomar Café | Na Gravidez

É liberado o consumo de café na gravidez: entre 4 e 6 xícaras por dia.
Refrigerantes, Chocolates e chá preto também contém a substância, por isso fique atenta a contagem da quantidade ingerida.

Dormir de Bruços | Na Gravidez

Não há contraindicações em dormir de barriga para baixo. A posição acaba ficando mais incômoda de acordo com a evolução da gestação, de modo que seja provável que a futura mãe não consiga se adaptar muito bem a partir do quarto mês, em função do tamanho da barriga. A partir daí  é indicado que ela se deite sobre a lateral esquerda, que melhora a circulação sanguínea.

Banho de Banheira | Na Gravidez

Porém é preciso se atentar a temperatura elevada da água. A imersão nessas condições aumentam o risco de abortamento já que podem provocar contratilidade uterina. O mesmo vale para saunas.

Andar de avião | Na Gravidez

Não há problema algum das gestantes andarem de avião.  Normalmente após a 34ª semana de gestação não é recomendado que elas utilizem esse meio de transporte, e  é até proibido pelas companhias, pois há o risco iminente de entrarem em trabalho de parto.