
Para identificar com mais clareza se o bebê está chorando por causa da cólica basta observar seu comportamento. Se ele estiver irritado, se contorcendo, chorando por períodos prolongados com o abdome um pouco mais endurecido e se estiver expelindo gases, é grande a chance de serem esses sintomas causados por cólica.
Nesses casos algumas dicas podem ajudar a amenizar as dores, como:
A mãe manter-se tranquila, em ambiente calmo, aconchegando o bebê ao colo, ninando-o suavemente. Muitas vezes é o que mais ajuda.
Fazer massagens no abdome do bebê. As massagens devem ter o sentido horário, da direita para a esquerda acompanhando o intestino grosso.
Dobrar as pernas do bebê sobre o abdome, tipo “bicicleta”. Dobrar primeiro a perna direita e, em seguida, mantendo a perna direita junto ao abdome, dobrar a esquerda.
Mudar o bebê de posição. Na hora da cólica, os bebês podem sentir mais conforto quando carregados de barriga para baixo.
Não há qualquer comprovação científica de que os chás caseiros evitem ou atenuem as cólicas infantis. Sendo assim, a indicação de qualquer remédio só deverá ser feita através da consulta ao pediatra. O médico ajudará os pais, definindo a
causa do choro e orientando medidas que possam aliviar a dor do recém-nascido.
Responsável técnico: Paulo Poggiali
Pediatra
CRM: 08369
Hospital Mater Dei
Responsável técnico: Paulo Poggiali
Pediatra
CRM: 08369
Hospital Mater Dei

0 comentários:
Postar um comentário