7 MITOS E VERDADES SOBRE AMAMENTAÇÃO
A amamentação é uma parte muito importante no processo de crescimento dorecém nascido. É a melhor alimentação durante que o bebê pode ter.
Apesar de tão benéfica essa é uma tarefa demanda paciência e insistência, pois muitas vezes o bebê não aceita logo de cara .
Amamentar promove também, entre a mãe e a criança, um vínculo de amor e carinho. Além disso o exercício de sucção do leite materno favorece o desenvolvimento das estruturas orais e faciais do bebê, tendo ainda influência direta na dentição e na fala da criança.
Ainda há muitas mulheres que desistem ou não dão a atenção suficiente a amamentação por terem algumas dúvidas ou pouca informação sobre o assunto.
A seguir vamos esclarecer alguns mitos que se criaram em torno do assunto.
1. Beber muita água aumenta a produção de leite?
Não. Claro que é importante a mãe ter uma boa alimentação, e isso incluir ingerir bastante líquido, mas não há nada que comprove que tais hábitos aumentem a produção do leite materno.
2. Prótese de Silicone interfere na qualidade do leite?
Não.A prótese geralmente é implantada abaixo da glândula mamária ou por trás do músculo peitoral. Dessa forma não há interferência na produção do leite materno.
3. É possível congelar o leite materno?
Sim.É preciso tomar algumas medidas de importantes como prender os cabelos e lavar bem as mãos antes de extraí-lo. Logo após deve ser imediatamente congelado, tendo validade de 15 dias, ou refrigerado por 12 horas.
4. Mamadeiras e chupetas atrapalham a amamentação?
Sim, já que a força que o bebê faz para seccionar o leite nesses itens é diferente do que a que faz para retirar o leite diretamente do seio da mãe. Por isso é indicado que esses dois itens sejam usados por pouco tempo, uma vez que há o risco da criança abandonar o aleitamento materno.
5. O estresse faz o leite secar?
Mais ou menos. O stress geralmente vem associado a sentimentos negativos como ansiedade, medo, entre outros, que acabam liberando hormônios que podem diminuir a produção de leite materno e dificultar a sua descida.
6. A mãe deve por o bebê para mamar em um seio de cada vez?
Não. É importante que o bebê mame nos dois seios, um de cada vez. O seio em que ele mamar por último deve ser o primeiro na próxima mamada. Vale lembrar que é importante a mãe retirar o leite que sobrou nos seios para que ele não empedre.
7. A produção do leite é proporcional ao tamanho do seio?
Não, uma vez que o que dá forma ao seio é o tecido adiposo que por sua vez não tem ligação com a glândula mamária que produz o leite.
0 comentários:
Postar um comentário